quinta-feira, 8 de maio de 2008

Nossa História!!!


NOSSA HISTÓRIA

No dia 18 de abril de 1943, com a presença de Maria Helena Nolf Figueiredo, Regina Mathilde Nolf Azevedo, Nelson Serra e demais personalidades santistas foi realizada a fundação e inauguração de um núcleo em Santos vinculado ao Instituto Profissional Paulista para Cegas de São Paulo.
Desta forma, foi concretizada a idéia de uma extensão ou sucursal do Instituto na cidade de Santos. Com o tempo, as expectativas não corresponderam plenamente às necessidades dos primeiros idealistas. Acreditando no potencial dos Deficientes Visuais, todos desejavam uma melhor assistência. A idéia era a implantação de uma instituição autônoma que, por objetivo, não apenas pudesse tirar a moça cega da marginalização, mas também oferecer um sistema de educação e integração à sociedade.
Por sugestão de Nelson Serra foi nomeada a Instituição "Lar das Moças Cegas" que, desligada do Instituto de São Paulo, tornou-se um órgão independente com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região. Nascia uma instituição particular de natureza filantrópica, com a finalidade de tratar dos interesses sócio-educacionais e ocupacionais das mulheres.
Em 1988, a Instituição passou a atender deficientes visuais do sexo masculino oferecendo as mesmas oportunidades e direitos.

Nenhum comentário: